Uma empresa norte-americana,em busca de produtos sustentáveis, desenvolveu rodinhas que vêm de sementes de soja! Elas têm o mesmo desempenho que as de petróleo, mas diminuem drasticamente a pegada de carbono. É que a matéria- prima produzida com soja prensada é combinada a outros ingredientes para criar novos polímeros,enquantos os produtos de poliuretano tradicional são feitos competamente a partir de petroquímicos.
Por isso a resina usada nessa rodinha, batizada de''biothane'',reduz as emissões de carbono do processo de manufatura em 36%. Ela requer menos energia de produção, utiliza materiais sustentáveis, estão livre de compostos orgânicos voláteis e reduz a demanda por reservas de petróleo -fonte não renovavel de energia.
Como o sol serve de combustível para o desenvolvimento de soja, o processo de manufatura ainda reduz o consumo de combustível fósseis em 61%. É claro: não se acaba com o impacto ambiental rápido assim,mas diminui-se consideravelmente.
Encontramos as rodinhas á venda no site da Kontrol. Mas você não precisa de rodas sustentáveis para deixar o carro em casa, ou aposentar o cartão do ônibus quando a saída não for pra longe: pegue um skate e pé na rua! já ajuda bastante o planeta - e ainda economiza uma grana.
+ sobre sustentabilidade:
www.350.org
texto e diagramação: Fabrício
Nenhum comentário:
Postar um comentário