sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Você sabia? Rodinhas de skate feitas com sementes de soja!

Uma empresa norte-americana,em busca de produtos sustentáveis, desenvolveu rodinhas que vêm de sementes de soja! Elas têm o mesmo desempenho que as de petróleo, mas diminuem drasticamente a pegada de carbono. É que a matéria- prima produzida com soja prensada é combinada a outros ingredientes para criar novos polímeros,enquantos os produtos de poliuretano tradicional são feitos competamente a partir de petroquímicos.
Por isso a resina usada nessa rodinha, batizada de''biothane'',reduz as emissões de carbono do processo de manufatura em 36%. Ela requer menos energia de produção, utiliza materiais sustentáveis, estão livre de compostos orgânicos voláteis e reduz a demanda por reservas de petróleo -fonte não renovavel de energia.

Como o sol serve de combustível para o desenvolvimento de soja, o processo de manufatura ainda reduz o consumo de combustível fósseis em 61%. É claro: não se acaba com o impacto ambiental rápido assim,mas diminui-se consideravelmente.

Encontramos as rodinhas á venda no site da Kontrol. Mas você não precisa de rodas sustentáveis para deixar o carro em casa, ou aposentar o cartão do ônibus quando a saída não for pra longe: pegue um skate e pé na rua! já ajuda bastante o planeta - e ainda economiza uma grana.


+ sobre sustentabilidade:

www.350.org




texto e diagramação: Fabrício

Por que os jovens não se interessam pela política?

Por que os Jovens não se interessam pela política?

Há muitos jovens que preferem não votar porque acham que é uma perda de tempo e também porque não gostam das propagandas, músicas e horarios politicos na TV principalmente.
Há também jovens que desconhecem os direitos que tem como cidadão.
Os jovens também não se importam com a política por falta de conscientização e não buscam informações sobre o governo do país.
Para isso mudar o próprio governo deveria conscientizar os adolescentes de uma forma mais dinâmica usando uma linguagem acessivel e usar outros recursos que dispertem interese nos jovens.

GOVERNADOR: Administra
o governo estadual e a
execução de projetos,
programas e leis para o
estado.

SENADOR: Tomam decisões
sobre leis que valem para
todo país.

DEP. FEDERAL: Tomam
decisões sobre leis que valem
para todo país.

DEP ESTADUAL: Tomam
decisões que valem para todo mundo


texto: Laís, Pollyana e Felipe
diagramação: Fabrício

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cerca de 80% das adolescentes não se sentem seguras online, revela pesquisa


Em pesquisa realizada em todo o Brasil, cerca de 80% das adolescentes entrevistadas declararam se sentir inseguras no ambiente online, apesar de afirmarem conhecer as ameaças. E apenas um terço delas sabe como denunciar uma situação de perigo online. O levantamento, realizado no país pela CPP Brasil (Parceria para a Proteção da Criança e do Adolescente), faz parte da publicação internacional da ONG Plan “Fronteiras Digitais e Urbanas: Meninas em um ambiente em transformação” (“Digital and Urban Frontiers: Girls in a Changing Landscape”), lançada nesta quarta-feira em São Paulo. O documento internacional traz um retrato de como as tecnologias de comunicação e informação (TICs) têm impactado a vida de meninas em todo o mundo, bem como os riscos a que elas se expõem com a exploração dessas inovações. A pesquisa mostrou que o uso das TICs está crescendo muito rapidamente, particularmente entre os jovens de 15 a 17 anos. Entre eles, durante o período de 2005 a 2008, houve o maior aumento percentual de todos os setores da população, de 33,7 para 62,9%. A maioria das meninas nesta pesquisa possuía telefones celulares (86%) e usava a internet (82%). Pouco mais de um quarto delas declarou que estava “sempre online”. Entre as meninas que tinham acesso a um computador, geralmente passavam de uma a sete horas online por dia.
Os dados do levantamento nacional foram recolhidos por meio de uma pesquisa online, respondida por cerca de 400 adolescentes de diversos estados, e de grupos focais de discussão, que contaram com a participação de mais de 40 meninas, de escola pública e privada, residentes nas cidades de São Paulo e Santo André. “O estudo retrata realidades de meninas em situações culturais e econômicas muito diferentes. Isso nos permite pensar em soluções que podem diferir de acordo com o território e região pesquisada”, apontou Luiz Rossi, gestor da CPP Brasil.
A publicação traz ainda uma série de recomendações, dirigidas ao governo, empresas, sociedade, famílias e às próprias internautas, para aumentar a segurança das adolescentes no ambiente online. “As famílias, principalmente os pais, podem contribuir muito para diminuir a exposição das adolescentes. Em muitos casos, aliás, é preciso primeiro promover a inclusão digital dos pais, para que esses se familiarizem com as ferramentas online e possam acompanhar mais de perto a navegação dos filhos”, afirmou Rossi. Além do envolvimento da família, o relatório aponta a necessidade do engajamento dos atores locais, estaduais e nacionais para defesa e implementação das leis do setor e de novas pesquisas focadas na relação das meninas com as TICs.
O relatório faz parte da campanha internacional da Plan “Because I am a Girl” ("Porque Sou uma Menina"), que anualmente publica relatórios sobre a situação das meninas em diferentes ambientes e regiões do mundo. Veja o documento completo (em inglês) em
www.plan.org.br/publicacoes/download/fronteiras_digitais_urbanas_meninas_ambiente_transformacao_EN.pdf , e o resumo da publicação em português em www.plan.org.br/publicacoes/download/porque_sou_menina_situacao_mundial_2010_resumo.pdf

Fonte: Portal Pró menino

Canal Futura seleciona jovens para oficinas de audiovisual

Estão abertas até 1º de novembro as inscrições para a 17ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura, que irá selecionar 15 jovens de todo o Brasil para participar de workshops de produção audiovisual. A iniciativa faz parte do projeto Geração Futura voltado para experimentação audiovisual, produção de TV e formação de redes de articulação de comunicação entre jovens de projetos sociais, escolas técnicas e Organizações Não-Governamentais.
Durante o curso, os meninos e meninas selecionadas terão contato com múltiplas linguagens audiovisuais através de workshops de câmera, edição, direção, roteiro, videografismo e produção, além de se empoderar de ferramentas técnicas e conceituais para expressão artística e participação efetiva na comunidade.
Podem participar da seleção jovens com idade entre 16 e 22 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental, Médio ou que seja integrante de projeto social desenvolvido por uma Organização Não-Governamental. Para concorrer, o interessado deve produzir um vídeo com duração de até um minuto sobre o tema “Meu Olhar”, que deverá explorar o ambiente no qual o jovem vive e apresentar de forma inovadora o espaço e a cultura na qual ele está inserido.
O vídeo produzido deverá ser gravado em CD ou DVD e enviado para o Canal Futura juntamente com o formulário de inscrição devidamente preenchido, regulamento assinado, cópia de identidade do jovem e do responsável, caso ele tenha menos de 18 anos, e comprovante de matrícula na escola ou de participação em projeto social. A seleção, que acontecerá entre os dias 20 e 26 de outubro, será feita por uma comissão julgadora interna com base nos critérios de adequação ao tema proposto; criatividade e inovação na linguagem.
A 17ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura acontecerá entre os dias 10 de janeiro e 4 de fevereiro de 2011, durante o período das férias escolares. Serão quatro semanas de atividades que acontecerão na sede do Canal Futura, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro. Além de receberem um certificado de participação e um DVD com as produções realizadas, os jovens terão seus produtos exibidos na grade nacional do Canal Futura.

Para obter mais informações, os interessados devem acessar o regulamento da seleção no site www.futura.org.br, entrar em contato através do telefone (21) 2502-0022 ou pelo e-mail geracao@futura.org.br. As inscrições deverão ser enviadas para o endereço do Projeto Geração Futura (Rua Santa Alexandrina, 336 – 3ºAndar, Rio de Janeiro, RJ / CEP: 20.261-232).


Agenda
O quê: Inscrições abertas para a 17ª Oficina de Produção de Vídeo Geração Futura Quando: Até dia 01 de novembro

Contato
Canal Futura
Tel.: (21) 2502-0022


 Fonte: Agenda Prioridade Absoluta - Rede Andi



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Se liga Brasil

O rapper Japão, do grupo Viela 17, responsável pelo projeto Rap com Ciência, enviou para nós este vídeo, do qual ele faz parte e que tem o intuito de alertar sobre as eleições 2010.

A música se chama SE LIGA BRASIL, e foi direcionada para o programa BRASIL ELEITOR , o programa na íntegra está disponível no site do TSE. 


 

Visita à Câmara dos Vereadores

A equipe do Lab esteve hoje na Câmara dos Vereadores para entrevistar o vereador Mauro Batista e também para acompanhar uma sessão.
Na ocasião, aprendemos como é o funcionamento da Casa, e como são feitas as votações de projetos de lei para a cidade. Aproveitamos para esclarecer algumas dúvidas a respeito da construção de uma área de lazer no Parque Guarani.




A matéria completa, logo mais no Lab Notícia.

Escola de música

Os interessados em aprender a tocar um instrumento musical ainda podem se inscrever para as aulas gratuitas da Escola de Música de Várzea Paulista. As vagas são destinadas a alunos com mais de 12 anos, todas no período da manhã, para os seguintes instrumentos: saxofone e flauta (às segundas-feiras), violino, percussão e bateria (às quintas-feiras).
As inscrições devem ser feitas no Centro Cultural, situado na rua Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera, das 9 às 16 horas. Tel.: (11) 4595-4080.
 

fonte: Assessoria de Imprensa

Feira de Profissões


Cara nova!

Já se passaram quase dois meses e a gente resolveu mudar a cara do blog.
Pensando na facilidade de navegação, e também colocando novas ferramentas, como a contagem de visitantes, poderemos analisar melhor nosso processo de criação e trazer melhorias. Além disso, estamos estruturando a equipe para que possamos atualizar diariamente o blog não apenas com as nossas notícias, mas também de blogs e redes parceiros que compartilham dos mesmos ideias que os nossos.

Estamos trabalhando no nosso site,  e logo mais ele estará no ar com os conteúdos do Lab Notícia e do + Jovem disponíveis na rede.

Esperamos que vocês tenham gostado da mudança!

dica: blog Meu Primeiro Emprego


O Portal Busca Jovem, iniciativa do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, acaba de lançar mais um produto: o blog Meu Primeiro Emprego.
O blog tem como objetivo apoiar o jovem que está em busca de sua primeira oportunidade de trabalho. Semanalmente, serão divulgadas informações sobre processos seletivos, dicas de como se portar em entrevistas, programação de cursos e atividades de formação, entre outros assuntos.
O Brasil entrou definitivamente na rota de desenvolvimento e um dos segmentos mais estratégicos para o país sustentar esse crescimento ao longo do tempo é a sua juventude. No atual cenário de aquecimento econômico, há muitas oportunidades para o primeiro emprego dos jovens no mercado formal. No entanto, poucos conseguem acessá-las, por desconhecimento e falta de referências sobre como o mundo do trabalho funciona.
O que as empresas esperam dos jovens? Como se preparar melhor para as oportunidades de emprego? Que caminho percorreram os jovens que já estão trabalhando? São estas questões que farão parte do blog Meu Primeiro Emprego.
 
Sobre o Busca Jovem
O Portal Busca Jovem é o resultado de uma construção conjunta de uma rede de patrocinadores integrantes do GAJ - Grupo de Afinidade em Juventude do GIFE, com expertises diversas e uma forte capacidade de articulação. O objetivo é apoiar a colocação de jovens no mercado, aproximando empregadores e organizações formadoras que trabalham com esse público, em busca do melhor aproveitamento das oportunidades de inserção
Atualmente, o Portal conta com mais de 110 cursos cadastrados pelas entidades nas mais diversas áreas. As organizações cadastradas atuam com um total de 11 mil jovens, instaladas nas cidades de São Paulo, Embu Guaçu, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Osasco, Diadema, Cotia, Guarulhos, Salvador, Goiás, Rio de Janeiro, Florianópolis, Natal, entre outros.
O Portal é um local de referência para busca de informações sobre juventude, trabalho e Lei da Aprendizagem. No Busca Jovem, os internautas também têm acesso a matérias exclusivas produzidas sobre os diversos segmentos que oferecem possibilidades de inserção profissional para jovens, além de uma biblioteca que reúne dados sobre a Lei do Aprendiz, nova Lei do Estágio, pesquisas sobre juventude e mercado de trabalho, entre outros temas de interesse.
 
O projeto é mantido pelas organizações:
• Instituto Hedging-Griffo
• Fundação Itaú Social
• Instituto Unibanco
• Instituto Votorantim